Imagine servir como militar na mais tradicional instituição do mundo, um grupo de elite composto por militares oriundos de praticamente todos os cantos do mundo. Com sede na França, uma ótima remuneração e possibilidade de ascensão na carreira, a Legião Estrangeira é o emprego ideal para quem deseja ser militar, porém não quer servir nas Forças Armadas do Brasil.
Além da radical mudança de vida, o candidato a Legionário terá remuneração inicial de 1280 euros, treinamento militar, aprendizado da língua francesa e, ao final, ingressará – caso consiga sobrepor todas as barreiras – na famosa Legião Estrangeira.
Ao final da matéria vocês encontrarão um vídeo com mais de 1 hora e 34 minutos. Este vídeo, do canal Investigations et Enquêtes, mostrará o cotidiano dos candidatos desde o momento da chegada até a formatura como Legionário. Material indispensável e com legendas em português.
Instituição Secular
Não se trata de um serviço militar comum. Ser um legionário é algo que demanda dedicação, afastamento da família, privação de conforto e, em casos extremos, o sacrifício da própria vida. Óbvio que isso não é o cotidiano do combatente da Legião, porém é preciso deixar claro.
A Legião Estrangeira estará em qualquer lugar onde a França assim determinar. Essa “exclusividade” tem um prazo de 5 anos ( o militar estará totalmente disponível e é por isso que ele reside no complexo militar antes de 5 anos de serviço ou de se tornar um oficial subalterno).
Local onde irá morar
O recruta, após passar em todos os testes, será enviado para a cidade francesa de Aubagne. Esta cidade é a sede da Legião e tem uma população de aproximadamente 45.410 habitantes.
Durante o prazo de cinco anos, o Legionário receberá, além da remuneração, alimentação, vestuário e alojamento gratuitos. Quanto ao salário inicial, este é de exatos 1.280 euros, porém é válido lembrar que as principais despesas estão sob a responsabilidade da própria instituição, além de haver bônus quando o militar estiver em missões externas, fizer treinamento de campo e caso receba o prêmio paraquedista.
Peculiaridades
- Há locais na própria França onde o Legionário poderá tirar férias. As cidades em pauta são Marselha e La Ciotat.
- O período de licença é de 45 dias por ano.
- Ao ingressar na Legião, o indivíduo terá que mudar seu nome obrigatoriamente.
- O uso do uniforme é constante. Não é permitido usar trajes civis, exceto em afastamentos por longos períodos.
- Para ir ao exterior, inclusive o país de origem, o Legionário tem que possuir documento original de seu país, mas sempre após ter “situação militar regularizada”.
- Não há necessidade de ter sido militar anteriormente.
- Não há necessidade (obrigatoriedade) de possuir diploma escolar.
- Ter mais de 17 anos e meio e menos de 39 anos e meio no dia da apresentação no balcão de informações.
- É permitido que os parentes saibam onde está, porém o contato só ocorrerá após um período médio de dois meses.
Menores de idade
Os menores de 18 anos também podem ingressar (ou tentar) na Legião Estrangeira, desde que:
- Uma “autorização dos pais” escrita à mão e assinada por ambos os pais ou responsável (is) legal (is).
- Forneça fotocópias dos documentos de identidade de ambos os pais.
- Se um ou ambos os pais forem falecidos, forneça os documentos comprovativos “certidão de óbito”
- Para candidatos estrangeiros menores, os documentos devem ser traduzidos para o francês por um tradutor francês aprovado.
- Se o menor for emancipado, deverá apresentar documento certificado.
Casamento
Essa é uma pergunta comum, pois são muitos os homens que têm família e querem ingressar na Legião Estrangeira. Entretanto, somente solteiros podem ingressar. Para constituir uma família, esses são os requisitos:
Um legionário só poderá se casar depois de estar em dia com as seguintes condições:
– Para servir sob sua verdadeira identidade* (para assim ser regularizado da situação militar);
– ter informado o comando;
– Se tiver menos de 5 anos de serviço deve obter autorização do Ministro das Forças Armadas.
Fonte: Sociedade Militar.