O INSS está realizando os pagamentos de benefícios atrasados aos cidadãos brasileiros que entraram na Justiça para receber seus direitos. Segundo informações, milhares de pessoas estão sendo beneficiadas por estes pagamentos, que há muito tempo estavam pendentes.
Consulta de processos
Muitos cidadãos tiveram que entrar com ação judicial contra o INSS para garantir seus direitos. A boa notícia é que algumas dessas ações já foram aprovadas pela Justiça, e os respectivos pagamentos estão sendo efetuados. Dessa forma, torna-se fundamental saber como consultar a aprovação do seu processo.
O valor desembolsado pelo INSS
O valor total desembolsado pelo INSS, referente às conhecidas Requisições de Pequeno Valor (RPVs), soma R$ 2.175.163.882,63. Esses valores estão sendo pagos aos cidadãos que apresentaram essas ações e ganharam na Justiça. Importante destacar que o valor pago por beneficiário tem um limite estabelecido em 60 salários mínimos, equivalente a cerca de R$ 79.200,00.
Leia Também:
- “Petrobras China” será criada em breve, afirma presidente da estatal
- Lewandowski ganha força para se tornar ministro de Lula, dizem fontes do Planalto
- ‘Petrobras China’ será criada em breve, afirma presidente da estatal
Distribuição dos valores ganhos na Justiça
Os valores que foram obtidos em ações judiciais não são pagos diretamente pelo INSS aos cidadãos. Na verdade, a Previdência Social repassa esses montantes aos Tribunais Regionais Federais (TRFs), que, por sua vez, se encarregam de distribuí-los. Para descobrir se o seu valor será pago nesta remessa, é necessário acessar o site oficial do TRF da sua região.
Sendo assim, é possível que seu valor já esteja disponível para saque. Portanto, é importante verificar sua situação junto à Justiça o quanto antes e não perder tempo. Veja a seguir o que foi informado pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), que é responsável por receber esses processos contra o INSS:
“Cabe aos TRFs, segundo cronogramas próprios, efetuar o depósito dos recursos financeiros liberados. Com relação ao dia em que as contas serão efetivamente liberadas para saque, esta informação deverá ser obtida em consulta de RPVs disponível no portal do respectivo Tribunal Regional Federal”
Se você deseja mais informações sobre o seu processo, acesse agora o site do Tribunal Regional Federal da sua região e consulte o status da sua requisição.