foto: Reprodução
Mais de 100 pessoas deram entrada no setor de oftalmologia do hospital com queimaduras nos olhos, durante o feriado de Natal. Preocupação é que número de casos seja maior no Réveillon
Entre os pacientes atendidos na unidade, havia crianças, adolescentes, mulheres e homens adultos. Todos relataram que a ardência nos olhos começou após molharem os cabelos. A água com o ingrediente químico escorreu para a vista, provocando coceira e ardência. O uso deste tipo de produto, dependendo da quantidade, segundo especialistas, além de irritar os olhos, pode, em casos mais graves, provocar cegueira temporária, além de causar bastante dor.
— A maioria dos pacientes apresenta uma conjuntivite ou ceratite química causadas pelo contato com a pomada. E, quanto maior a quantidade do produto que escorre para os olhos, mais grave pode ser a lesão. Alguns chegaram com muito inchaço nos olhos e sem conseguir enxergar, tendo que ser guiados por acompanhantes. São quadros considerados bem graves — diz a diretora do Hospital Souza Aguiar, Paula Travassos.
A preocupação agora é com a festa de Ano Novo.
— Sabemos que muitas pessoas terminam a noite mergulhando no mar. E ainda temos previsão de chuva para a tarde do dia 31. Quem tiver usado essas pomadas e se molhar, também correrá o risco da água da chuva com o produto químico escorrer para os olhos — alerta a especialista.
Normalmente, a emergência oftalmológica do Hospital Souza Aguiar atende por dia cerca de 70 pacientes por problemas diversos. Somente no dia 25 e 26 de dezembro, foram 83 e 167 atendimentos, respectivamente, a maioria devido a lesões na córnea causadas pelo contato com a pomada modeladora de cabelos. Muitos pacientes começaram a sentir os sintomas após mergulharem na praia ou piscina.
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) orienta que as pessoas antes de comprar o produto verifiquem se ele tem a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A consulta dos produtos que constam como regularizados pode ser feita aqui: bit.ly/pomadasautorizadas