O Meu INSS tem a missão de proporcionar aos cidadãos um acesso prático e dinâmico a diversos serviços. Requerimentos de aposentadoria, informes de rendimentos, simulação de aposentadoria, conferência de calendário de pagamentos e realização de prova de vida são algumas das funcionalidades disponíveis no site e no aplicativo Meu INSS.
Ao discutir os benefícios do Meu INSS, vale lembrar que todos os serviços são operáveis tanto pelo site como pelo aplicativo, acessíveis na Google Play e App Store. Porém, antes de dar início, é essencial ter uma conta criada no portal Gov.Br, que agrega os principais serviços públicos de âmbito federal.
Entendendo o Meu INSS
Criado pelo INSS, o Meu INSS é uma plataforma digital com foco em viabilizar e modernizar o acesso a serviços previdenciários aos cidadãos brasileiros.
Como realizar seu cadastro no Meu INSS?
O primeiro passo para usar o Meu INSS é começar pelo portal Gov.Br. Independente de ser cidadão brasileiro ou estrangeiro, desde que com CPF, é possível realizar o cadastro na plataforma Gov.br. Uma vez baixado o aplicativo, se segue o passo a passo indicado, começando pelo botão “criar conta”. Ao terminar o cadastro, os usuários ganham liberdade para acessar uma série variada de serviços digitais governamentais.
Como acessar o Meu INSS?
O acesso à plataforma do INSS, seja pelo site ou pelo aplicativo móvel, requer conta no portal Gov.br. Dentro do Gov.Br, é possível acessar o site meu.inss.gov.br e preencher o login com usuário e senha. O aplicativo Meu INSS pode ser também baixado na App Store ou na Google Play Store. Ao baixá-lo, basta seguir as instruções, começando pela criação da conta.
Leia Também:
- Rival de Putin descreve dura realidade após confirmar que está em prisão no Ártico
- Presidente do PT, Gleisi Hoffmann enfrenta tensões e é criticada por petistas dentro do partido
- Governo Lula suspende realização de eventos com aglomeração de aves sem autorização
Como alcançar níveis prata e ouro no Gov.br?
Acontece que, para alguns serviços no Meu INSS, é necessário um nível de segurança maior. Para conseguir a conta prata no Gov.br, são quatro etapas: fazer o cadastro pelo aplicativo Gov.br, clicar em “aumentar nível da conta”, realizar o reconhecimento facial para conferência da foto nas bases da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e validar os dados via internet banking de um banco credenciado. Para a conta ouro no Gov.br, o passo a passo é semelhante, o diferencial é que a conferência da foto será feita nas bases da Justiça Eleitoral.
Vale lembrar que é possível gerar uma senha provisória por meio dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banese, Banrisul, Bradesco, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander e Sicoob.
Além de todos estes tópicos, a plataforma Meu INSS proporciona ainda a possibilidade de consultar requerimentos do INSS, verificar o resultado da perícia médica, consultar benefícios do INSS pelo CPF, solicitar benefícios e aposentadoria e até obter o número de telefone do INSS para consultas e agendamentos associados à Previdência Social. Esta plataforma é um exemplo de modernização e facilitação para a população quanto ao acesso a serviços importantes.