Um dos contos mais conhecidos e estudados de Machado de Assis é Missa do Galo, a narrativa breve surpreende pela forma como o autor mostra a relação entre um rapaz de 16 anos e uma mulher de 30 — casada, mas traída. A Santa Missa de Natal, conhecida popularmente como Missa do Galo, é celebrada na liturgia católica a partir das 19h30 no horário de Brasília neste domingo, 24. A missa é realizada sempre na data que celebra do nascimento de Jesus Cristo: o Natal.
Como surgiu o nome ‘Missa do Galo’?
A liturgia católica da véspera de Natal, porém, é chamada de ‘Missa do Galo‘ somente em países de origem latina, como Brasil e Portugal. Mas qual é a origem desse nome? O Padre Jaime Lemes, de Taubaté, interior do Estado de São Paulo, explicou como surgiu a missa.
Ao portal g1, Padre Jaime disse que o termo que nomeia a liturgia está ligado ao próprio nascimento de Cristo, com a anunciação do seu nascimento. Ele explica: “Exatamente porque é a passagem, é o momento em que se celebra o nascimento de Jesus. O galo é uma figura simbólica que anuncia a chegada do novo dia. Segundo a tradição, na noite de Natal, o nascimento de Jesus é anunciado com o cantar do galo”.
Sentido da celebração cristã
“Este é o sentido: o galo é aquele que anuncia a chegada não só de um novo dia, mas de um novo tempo na história da salvação da humanidade. Quando o próprio Deus se encarnou, quis nascer como um ser humano para fazer da nossa história humana uma história de salvação”.
Ainda de acordo com o Padre, a Missa do Galo é a mais importante dentre as quatro celebrações natalinas que acontecem na Igreja Católica. No entanto, antes dela os fiéis são chamados a participar da Missa da Vigília, que acontece no período da tarde do dia 24 de dezembro.
Dia de Natal
No dia 25 de dezembro, ainda são celebradas outras duas missas em honra ao Natal: a Missa da Aurora, que acontece logo pela manhã, ao nascer do Sol; e a Missa do Dia, que é celebrada depois do despontar do Sol, quando é dia pleno.
Fonte: Revista Oeste.