O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após criticar a quantidade de feriados prolongados em novembro, sancionou o projeto de lei que estabelece o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional. A declaração anterior do petista contrasta com sua decisão recente de criar mais um feriado, demonstrando mais uma vez a sua incoerência política.
Em 10 de novembro, Lula expressou aversão com ao número de feriados prolongados em 2023, sugerindo que a dispersão dessas folgas ao longo do ano prejudicaria o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil. Ele disse que em 2024, muitos feriados cairiam no fim de semana, o que poderia beneficiar a economia do país.
O feriado, celebrado em 20 de novembro, marca a morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi dos Palmares, em 1695, onde hoje é o Estado de Alagoas.
Apesar de já ser feriado em seis estados (Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo) e em 1.260 cidades, a sanção presidencial eleva a data ao status de feriado em todo o território nacional.
Em nota, o Planalto sustenta que a medida consolida um importante reconhecimento público em prol da valorização da história e das raízes culturais da população brasileira.
Conexão Política