foto: Reprodução
As 115 pessoas foram flagradas descumprindo medidas cautelares impostas pela Justiça, elas estavam cumprindo pena em liberdade
A Polícia Civil, a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) realizaram uma operação na região da Cracolândia, em São Paulo, nesta quinta-feira, 22. Durante a ação, 115 pessoas foram flagradas descumprindo medidas cautelares impostas pela Justiça e foram conduzidas à delegacia.
A operação teve como foco o local frequentado por usuários de drogas que são condenados por diferentes crimes. Essas pessoas poderiam cumprir suas penas em liberdade, desde que seguissem as determinações judiciais.
No entanto, com a nova prisão, elas serão reapresentadas ao Judiciário, que decidirá se o restante da pena será cumprido em regime fechado ou não, de acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Além disso, durante a operação batizada de “Resgate”, outras oito pessoas foragidas da justiça foram capturadas.
No total, 968 pessoas que estavam no local conhecido como fluxo foram abordadas pelas equipes de segurança. Esse número representa uma redução de 12% em relação à média de frequência no fluxo, que já chegou a ser de 1.100 pessoas. Entre os abordados, havia 139 mulheres e 829 homens.
A SSP destaca que, desde julho, vem realizando um trabalho de identificação das pessoas que circulam pela região da Cracolândia. Através de ações e operações, a secretaria busca entender a situação de cada frequentador, seja em situação de vulnerabilidade ou uso abusivo de drogas.
Em um levantamento realizado nos últimos quatro meses, foram identificadas 1.100 pessoas que frequentam o local, sendo que mais de 600 possuem algum tipo de registro criminal, segundo informações da SSP.
A maioria dessas pessoas cumpre pena em regime alternativo à prisão ou aguarda julgamento em liberdade após ter sido solta em audiências de custódia.
Além disso, durante a identificação das pessoas que frequentam a região, foram encontradas cerca de 30 pessoas com registros de desaparecimento em aberto na Polícia Civil e mais de 280 cadastradas como beneficiárias do programa social Bolsa Família, do governo federal.
Segundo a SSP, desde abril houve uma redução de 15% nos casos de roubos e 6% nos casos de furtos na região. Essa melhoria na segurança se deve ao reforço no policiamento ostensivo e preventivo, com 120 policiais militares a mais nas ruas.