• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Governo

Erro de geografia: ministros de Lula trocam nomes de Estados durante evento oficial

Por Terra Brasil Notícias
19/dez/2023
Em Governo
EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

Foto: Reprodução

Equívocos de Wellington Dias e Marina Silva geraram constrangimento na cerimônia.

Dois ministros do governo federal cometeram erros ao referir-se ao estado de Mato Grosso do Sul durante a cerimônia realizada nesta terça-feira (19) em Campo Grande (MS) para celebrar a promulgação da Lei do Pantanal, programada para entrar em vigor em fevereiro de 2024.

Durante seu discurso, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, equivocou-se ao mencionar estar contente por estar no Mato Grosso. Embora os nomes Mato Grosso e Mato Grosso do Sul se assemelhem, há diferenças substanciais entre eles, já que deixaram de formar um único estado há quase 50 anos, e confundir essas duas localidades é considerado um erro básico de geografia.

Leia Também

Servidores sem concurso poderão ser efetivados após decisão do STF

Governo quer acabar com as autoescolas? Proposta deixa setor em alerta

Governo lançou pacote pra empresas, mas quase nada saiu do papel

As capitais Cuiabá e Campo Grande, por exemplo, estão separadas por mais de 700 quilômetros, além das notáveis distinções de sotaque entre uma região e outra.

Posteriormente, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, também confundiu os nomes dos estados durante uma coletiva de imprensa. Ela se equivocou ao mencionar “Aqui no Mato Grosso…” e foi corrigida pela plateia presente na cerimônia, que prontamente gritou: “Do Sul, ministra”. Após a correção, Marina pediu desculpas, ajustou a frase e prosseguiu com seu pronunciamento.

A confusão entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul é desaprovada pelos sul-mato-grossenses, refletindo uma identidade regional forte e o desejo de preservar as características únicas de seu estado. Trata-se de duas unidades federativas distintas, cada uma com sua história, cultura, economia, sotaque e particularidades. Ser erroneamente associado ao estado vizinho é percebido como falta de reconhecimento e compreensão das singularidades, gerando descontentamento entre os moradores desses estados.

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Governo antecipa aumento da mistura do biodiesel no óleo diesel

PRÓXIMO

Congresso aprova Orçamento com salário mínimo de R$ 1.413

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se