A população brasileira terá mais carne de frango disponível para se alimentar em 2024. O crescimento da oferta per capita deve chegar a 2,2%.
Em média, cada habitante terá disponível 47 kg de carne de frango para seu consumo ao longo do ano. A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou os dados em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 19.
O resultado mantém essa fonte de proteína animal como a principal para a nutrição da população do país. Ao todo, a disponibilidade interna deve fechar em cerca de 10 milhões de toneladas, 3,6% mais que em 2023.
Produção brasileira de carne de frango
Em 2024, a produção nacional deve crescer 3,7%, rompendo a barreira de 15 milhões de toneladas. O resultado coloca o país como segundo maior produtor desse alimento do planeta pelo terceiro ano seguido.
Na esteira da expansão produtiva também crescerá a quantidade embarcada pelo Brasil em 2024. Pelas estimativas da ABPA, os embarques devem crescer quase 4%, saindo de 5 milhões de toneladas para 5,3 milhões de toneladas.
O volume garante ao país o título de maior exportador desse alimento no planeta. Pelas estimativas do órgão, quase 40 % do comércio entre em países é abastecida pelos frigoríficos brasileiros.
A China segue como o maior importador individual do produto brasileiro. O mercado islâmico, porém, desponta como o mais expressivo.
Para se ter noção, os chineses compraram cerca de 14% das exportações que o Brasil realizou entre janeiro e novembro de 2023. Ao mesmo tempo, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita juntos, dois países de maioria muçulmana, responderam por 15% dos embarques.
Revista Oeste