Foto: reprodução.
Pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira, 19, aponta que 90% dos entrevistados disseram não se arrepender de votar em Lula (PT) ou em Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial, em 2022.
Segundo o levantamento, apenas 8% das pessoas ouvidas pelo instituto afirmaram se arrepender do voto e 1% não soube opinar.
Em setembro, mês anterior em que a questão foi realizada pelo Datafolha, 92% disseram não se arrepender do voto; 7% revelaram arrependimento e 1% não opinou.
Lula x Bolsonaro
Entre os eleitores que votaram no petista, 90% afirmaram ter escolhido o melhor candidato e não se arrepender do voto, enquanto 9% disseram ter se arrependido e 1% não soube responder à pesquisa.
Em relação ao nível de confiança, 41% responderam que permaneceu igual; 40%, maior; e 19%; menor.
Entre as pessoas que votaram pela reeleição de Bolsonaro, 91% disseram ter escolhido o melhor candidato e não se arrepender do voto, ante 7% que se arrependeram e 2% que não responderam.
O nível de confiança em no ex-presidente da República ficou igual para 46%; maior, 36%; menor, 17%; não soube responder, 1%.
Polarização
De acordo com a pesquisa, 30% dos entrevistados disseram ser petistas convictos; enquanto 25% afirmaram ser bolsonaristas convictos. Mais próximos do petismo são 10% e do bolsonarismo, 7%. Neutros são 21%, nenhum, 5%.
O Instituto Datafolha ouviu 2.004 pessoas em 135 cidades, no dia 5 de dezembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O Antagonista