O deputado federal João Maia realizou uma visita técnica ao Distrito de Irrigação de Diba, localizado no Vale do Açu, região conhecida como uma verdadeira “Califórnia do nordeste”. A comitiva, composta pela coordenadora geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), Carmem Lúcia, a Vice-prefeita Fabielle Bezerra, Michel Ângelo, Wilson Pinto, Marcilio Torres e outras autoridades da região, ficou encantada com a área de mais de 9 mil hectares que se assemelha a um oásis no árido nordeste brasileiro.
O local é famoso por abrigar uma vasta área irrigada, cerca de 50% do território, graças às águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Essa impressionante infraestrutura de irrigação permitiu ao Distrito de Diba se tornar um dos principais polos de desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Com mais de 150 empreendimentos instalados, compreendendo agricultores familiares, técnicos e empresários do agronegócio, a região tem destaque na produção de frutas como banana, coco, mamão, manga, melão e melancia. Além disso, também cultiva gerimum, feijão, milho, sorgo e se destaca na cultura de soja, totalizando uma produção anual de mais de 55 mil toneladas de alimentos.
Durante a visita, o deputado João Maia expressou sua satisfação ao conhecer de perto a região e enfatizou o potencial de crescimento do Distrito de Diba. Ele lamentou a ausência de outros políticos de relevância da região e destacou a importância de alavancar recursos para aumentar a capacidade de aproveitamento dessa terra esplêndida.
“Ao visitar o Distrito de Irrigação de Diba, temos como intenção fortalecer e incentivar ainda mais essa região que se destaca pela sua contribuição para a agricultura e geração de empregos. Estamos cientes do potencial e faremos o possível para apoiar os projetos de fruticultura e os investimentos em irrigação”, afirmou o deputado João Maia.
A coordenadora geral do DNOCS, Carmem Lúcia, que acompanhou a visita, compartilha do mesmo objetivo de impulsionar o desenvolvimento do polo de fruticultura e irrigação no Distrito de Diba. Durante o encontro, foram discutidos mecanismos de incentivo e as demandas da região, como forma de fortalecer o polo de desenvolvimento e buscar melhorias contínuas.
A visita técnica ao Distrito industrial de Diba no Vale do Açu contou também com a presença de outras autoridades da região, que reforçaram a importância do polo agrícola e manifestaram apoio para o crescimento desse setor fundamental para o estado.
A visita de João Maia e sua comitiva ao Distrito de Irrigação de Diba demonstra o comprometimento em fortalecer essa região promissora, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. O potencial agrícola e a geração de empregos proporcionados pelo Distrito de Diba são motivos para otimismo, e espera-se que esses investimentos sejam direcionados para que o local continue a se destacar como um polo de referência na fruticultura e na irrigação.
Júnior Melo
Advogado e Jornalista