Aglomeração, pessoas passando mal, atrasadas e estressadas: esse é o cenário nas estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) após nova falha em um trem da Linha 7-Rubi, na manhã desta sexta-feira (15). O problema impactou as demais linhas e deixou os passageiros paulistanos revoltados.
Comentários como “CPTM está de sacanagem com a cara do pobre”, “você paga todos os seus pecados na terra com a CPTM” e “ainda querem aumentar a passagem para R$ 5 para a gente passar por isso” lotaram as redes sociais.
Felipe Helios, de 20 anos, conta que demorou 30 minutos para ir de Perus à Vila Aurora. Depois, teria de fazer baldeação e andar mais uma hora e meia até a estação da Luz.
Por causa da aglomeração e do calor intenso, uma mulher desmaiou, por volta das 7h40.
“Foi na hora do aperto, com gente se atrasando para o trabalho… A estação lotou totalmente. Enquanto isso, foi anunciado o aumento da passagem dos trens e do metrô. Insensibilidade ou escárnio?”, questionou um internauta.
Hoje a CPTM no Brás tá como? Loucuragem! pic.twitter.com/qZHzSZLhIg
— Gusta (@gustalaydner) December 15, 2023
Segundo os passageiros, houve um descarrilamento por volta das 4h40 que impactou principalmente a Linha 7-Rubi.
A CPTM, no entanto, não confirma. Diz, por meio de nota, que “houve uma falha em um veículo de manutenção” e que, por isso, os trens estavam funcionando em via única de Jundiaí até a Vila Aurora.
Já os que param na estação Brás estão intercalando o desembarque entre as estações Vila Aurora e Jaraguá.
“Para minimizar o impacto aos passageiros, o Serviço 710, que permite a viagem entre as duas linhas sem a necessidade de transferência de trens, está temporariamente suspenso. Desta forma, o passageiro de ambas as linhas precisa desembarcar no Brás para poder seguir viagem. Além disso, o sistema Paese foi acionado para atender os passageiros entre as estações Pirituba e Perus”, informou a companhia.
R7