Criminosos atearam fogo na Estátua da Liberdade instalada em frente à filial da loja Havan, na Avenida Jorge Teixeira, em Porto Velho (RO). Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que duas pessoas se aproximam do monumento. O delito ocorreu na madrugada desta quinta-feira, 14.
A Havan anunciou em suas redes sociais que dará uma recompensa de R$ 100 mil para quem localizar os bandidos.
Gravações mostram quando duas pessoas se aproximam e jogam um líquido inflamável na estátua. Elas atearam fogo e depois fugiram.
A empresa acionou o Corpo de Bombeiros para conter as chamas, mas a estátua foi rapidamente destruída pelo fogo. A Havan registrou um boletim de ocorrência, e a perícia criminal esteve na área para colher indícios que ajudem a achar os culpados.
“Fomos surpreendidos com a notícia de que dois criminosos atearam fogo e destruíram uma das Estátuas da Liberdade da Havan, em Porto Velho”, escreveu a empresa, no Twitter/X.
Ela também declarou que tem “um carinho muito grande” por todo o Estado de Rondônia, onde possui cinco lojas. “Temos certeza que foi uma ação isolada e que não representa a população”.
“Lamentavelmente, acordamos com essa triste notícia”, lamentou o empresário Luciano Hang, dono da Havan. “Isso é um crime, um fato isolado. Mas, vamos trabalhar agora para identificar e punir quem fez isso com nossa estátua”.
Hang pediu à população Porto Velho e região que ajude com informações sobre o “paradeiro dessas pessoas”. “Denunciem para que possamos localizá-los o mais breve possível”.
A filial da companhia na Jorge Teixeira foi inaugurada em agosto de 2014.
Crime na Bahia
Em dezembro de 2022, uma loja da Havan em Vitória da Conquista (BA) foi destruída por um incêndio, mas não se sabe a causa. A rede possui mais de cem lojas espalhadas pelo Brasil e emprega cerca de 100 mil pessoas.
Confira imagens do momento em que dois criminosos colocam fogo na estátua: