A montadora norte-americana Ford anunciou que vai reduzir pela metade a produção planejada de sua picape elétrica, a F-150 Lightning, no próximo ano. O aviso da redução ocorreu nesta quarta-feira, 13.
A decisão marca uma mudança de rumo. Em 2023, a empresa aumentou significativamente a capacidade de sua fábrica para o veículo elétrico (EV).
Os novos planos de produção preveem um volume médio de cerca de 1,6 mil picapes F-150 por semana na fábrica da Ford em Dearborn, no Estado norte-americano do Michigan. Esse volume se dará a partir de janeiro, segundo a emissora CNBC.
Recentemente, a Ford anunciou que planejava produzir em média cerca de 3,2 mil unidades da picape elétrica por semana. “Continuaremos a ajustar a produção à demanda do cliente”, disse uma porta-voz da empresa na última segunda-feira, 11.
Além disso, os executivos da montadora também disseram que a montadora vai alinhar a produção à demanda. Há pouco tempo, a Ford anunciou que vai adiar US$ 12 bilhões em investimentos futuros em seus veículos elétricos, como o caso do modelo F-150.
“Mudança na demanda do mercado”, afirma Ford
Os cortes na produção do F-150 Lightning foram detalhados pela primeira vez em uma nota de planejamento da Ford para fornecedores, informou o site Automotive News. Segundo a publicação, o comunicado da companhia citou “mudança na demanda do mercado” para os cortes de produção da picape elétrica.
A Ford passou seis semanas no início deste ano para aumentar a capacidade de sua fábrica de Michigan para a produção de veículos elétricos.