Na manhã de ontem (09), Miriam Leitão, famosa pelas duras críticas feitas ao governo Bolsonaro e por ter comemorado a vitória de Lula nas últimas eleições, compartilhou em sua rede social X, antigo Twitter, uma reportagem da Globo, escrita por Luciana Casemiro, que escancara a realidade da economia brasileira: quatro meses sem crescimento da indústria o Brasil. Veja a publicação:
Indústria tem quatro meses sem crescimento de horas trabalhadas. Em outubro, recuo foi de 0,4%. Nota de Luciana Casemiro https://t.co/FK4jLTfWIK
— Míriam Leitão (@miriamleitao) December 8, 2023
Veja a íntegra do texto dO Globo a seguir:
A indústria registra o quarto mês sem crescimento do número de horas trabalhadas. Em outubro, houve um recuo de 0,4% em relação a setembro. Em comparação ao mesmo período do ano passado a queda é de 0,5%, o que mostra que a atividade do setor continua fraca.
Os dados da pesquisa Indicadores Industriais, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgados na manhã desta sexta-feira, mostram ainda que número de vagas de emprego no setor está 0,5% menor do que em outubro de 2022. Em relação a setembro, o cenário é de estagnação, com um crescimento de 0,1%.
O levantamento aponta, no entanto, uma ligeira alta da Utilização da Capacidade Instalada (UCI) da indústria de 0,2 ponto percentual em comparação setembro, chegando a 78,8% em outubro de 2023. Desde junho, o índice tem oscilado entre 78,5% e 78,8%. Quando comparado a outubro de 2022, porém o o uso do parque industrial recuou um ponto percentual.
Apesar dos dados negativos em outubro de 0,3%, no acumulado dos dez primeiros meses do ano, o rendimento médio real nos trabalhadores da indústria contabiliza um avanço de 2,7%.
Na avaliação de Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, “o conjunto dos índices nos últimos meses mostram clara perda de dinamismo da atividade e do mercado de trabalho industrial”.