O jornal alemão Die Welt publicou uma matéria em 20 de novembro de 2023 com o título “Lula, a estrela da esquerda que perdeu o brilho”. O artigo, escrito por Christoph B. Schiltz, afirma que Lula, que foi presidente do Brasil de 2003 a 2011, é uma figura política desgastada que perdeu o apoio de parte da esquerda brasileira.
A matéria cita pesquisas de opinião que mostram que Lula perdeu apoio entre os jovens e os eleitores mais pobres. O artigo também aponta para a crescente popularidade da esquerda radical no Brasil, representada por partidos como o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e o Partido dos Trabalhadores Revolucionários (PRT).
O artigo conclui que Lula enfrenta um desafio para recuperar seu brilho político.
Aqui está um trecho da matéria:
> “Lula foi um ícone da esquerda latino-americana por décadas. Ele foi eleito presidente do Brasil três vezes e liderou o país por oito anos. Mas, em 2023, Lula parece uma estrela que perdeu seu brilho.
>
> Pesquisas de opinião mostram que Lula perdeu apoio entre os jovens e os eleitores mais pobres. A crescente popularidade da esquerda radical no Brasil também é um desafio para Lula.
>
> Lula enfrenta um desafio para recuperar seu brilho político. Ele precisa se modernizar e apresentar um novo programa para a esquerda brasileira.”