Lula e José Dirceu nunca esconderam seus laços de amizade. Em 2019, depois de ambos deixarem a prisão no Paraná — beneficiados por uma decisão do Supremo Tribunal Federal — eles se encontraram na capital do Estado.
Os petistas foram a uma festa organizada para o ex-presidente em Curitiba. Na época, foi o primeiro encontro deles em anos.
Durante o jantar com vinho e risoto para 30 pessoas, os dois posaram para fotos e Dirceu gravou um vídeo ao lado de Lula. A publicação voltou a circular nas redes sociais com a aproximação das eleições deste ano.
O ex-ministro do petista disse que é hora de voltar ao poder e retomar o governo do Brasil. “Eu estava na trincheira da prisão, agora estou aqui de novo, na trincheira da luta”, afirmou. “Agora não é Lula livre, agora é para nós voltarmos e retomarmos o governo do Brasil.”
Dirceu explicou, na época, qual é o papel do partido e o desejo dele para o país.
“Nós precisamos deixar claro que que nós somos: nós somos petistas, de esquerda e socialistas. Nós somos tudo ao contrário o que esse governo está fazendo”, disse, se referindo ao governo de Jair Bolsonaro que havia sido eleito um ano antes.
Sobre o encontro, Silvio Navarro, jornalista de Oeste, escreveu:
“Enganou-se quem imaginou que, depois de tantas idas e vindas à cadeia, Dirceu tomaria outro rumo na vida. A fala gravada no Paraná foi só o começo. Naquelas poucas palavras, já aparecia uma que seria repetida à exaustão por ele nos anos seguintes: socialismo. Os próprios petistas que hoje ocupam cargos na direção da sigla reconhecem que aquele dia ficou marcado como o estopim de um novo projeto de poder do PT.”
Créditos: Revista Oeste.