A participação da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em audiência da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara dos Deputados terminou com uma confusão entre parlamentares hoje. Deputados de oposição afirmaram que a ministra abandonou a reunião antes do combinado.
A ministra Nisia Trindade foi ouvida na Comissão de Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados, presidida pela Deputada Bia Kicis, na tarde de ontem, 28 de novembro.
Sinto dizer, mas ela não respondeu a todos os requerimentos, até porque ela abandonou a Comissão para… pic.twitter.com/IvTQKJb5hL
— Karina Michelin (@karinamichelin) November 29, 2023
Nísia disse que precisava deixar a audiência para encontrar com a comitiva do presidente Lula (PT) em Dubai, nos Emirados Árabes. “Como havia lhe adiantado [presidente da comissão, Bia Kicis (PL-DF], acho que respondi a todos os requerimentos eleitos, muitos deles são reiterações de respostas anteriores, vou precisar me ausentar. Estou indo para a missão em Dubai com o presidente e deixo aqui o registro de que continuaremos a ser um ministério do SUS e a defesa da vida”.
Kicis, então, rebate o argumento da ministra. “Eu combinei com sua assessoria que nós teríamos quatro horas de audiência. Não temos quatro horas, temos três horas. Peço que a senhora fique. Quero deixar claro que esse não foi o combinado. Peço que os secretários permaneçam”.
Enquanto a ministra da Saúde se levanta, os deputados Jorge Solla (PT-BA) e Nikolas Ferreira (PL-MG) discutem. “Se você trabalha quatro horas, problema seu, eu trabalho o quanto eu quiser. Tá cansado? Tá cansadinho? Pode ir. ‘Vá se ferrar’ você, meu irmão. Vai para casa, então”, diz o deputado.
A ministra da Saúde participou da audiência após pedido de deputados de oposição. A ideia era debater suposta fraude em contrato de licitação.
Viagem de Lula
O presidente Lula viajou à Arábia Saudita para discutir investimentos no Brasil. No primeiro dia da visita, a pauta dos encontros envolveu tanto a possibilidade de investimentos sauditas no Brasil como temas da geopolítica mundial, incluindo a guerra em Gaza.
Depois da agenda em Riad, na Arábia Saudita, Lula segue para Doha, no Qatar. Lá, deverá se encontrar com empresários e autoridades de ambos os países.
O principal compromisso da viagem de Lula será sua participação na COP28, em Dubai, onde deverá chegar no dia 1º de dezembro. Por fim, o presidente cumprirá agendas com o chanceler da Alemanha, Olaf Schols, entre os dias 3 e 4 de dezembro.
UOL