A Polícia Militar do Rio realizou, na tarde desta terça-feira (28), uma operação emergencial no Complexo do Chapadão, na zona norte do Rio de Janeiro, para localizar e recuperar armamento que foi roubado de uma equipe policial da Força Nacional de Segurança Pública.
Homens que pertencem à polícia de Alagoas e Acre e integram a Força Nacional seguiam orientações de um aplicativo de navegação, entraram na comunidade e foram abordados por traficantes. Os criminosos roubaram duas pistolas calibre 9mm., carregadores e munições dos agentes.
A PM foi acionada, ao chegar no local os policiais trocaram tiros com os traficantes. Não há informações sobre feridos ou detidos na operação. Após buscas na região, os policiais militares encontraram o armamento roubado abandonado em um terreno próximo de onde o roubo teria acontecido.
Força Nacional no Rio
Os agentes da Força Nacional estão em operação no Rio desde o inicio de outubro, por determinação do Ministério da Justiça. Ao todo, 300 homens e mulheres estão operando em áreas federais, para impedir a entrada de armas e drogas no estado.
A operação do Ministério da Justiça foi autorizada após pedido de apoio do governador Cláudio Castro (PL), em meio à escalada da violência no estado.
Além da presença da Força Nacional, o Rio de Janeiro também conta uma operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), das Forças Armadas.
O decreto assinado pelo presidente Lula em novembro prevê que a GLO vai ficar em vigor até maio de 2024. Nesse período, as Forças Armadas vão atuar de forma coordenada com órgãos como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Força Nacional.