Montadora japonesa surpreende o mercado anunciando uma Toyota mini Hilux que chegará em 2024. Modelo que promete abalar as rivais custa menos de R$ 50 mil.
A Toyota, reconhecida pela sua icônica picape Hilux no mercado internacional, está expandindo sua linha com um modelo de utilitário menor. Embora já se fale sobre uma nova picape baseada no Corolla Cross, a grande novidade atual é o projeto IMV0. Este projeto apresenta uma mini Hilux com um design que remete ao clássico Bandeirante, destacando-se por sua versatilidade e adaptabilidade a diversos usos.
Mini Toyota Hilux chegará ao mercado em 2024
A Toyota revelou as funcionalidades do seu novo modelo na Indonésia, batizado de Ranga. Ainda em estágio conceitual, esta versão compacta da Hilux é versátil, podendo ser adaptada para diversas finalidades, como food-truck, plataforma de carga ou até mesmo uma estação de recarga móvel para veículos elétricos. O conceito IMV0 foi desenvolvido para ser um veículo simples, mas com grande utilidade para seus proprietários.
De acordo com o site Carmag, a mini Hilux tem previsão de chegar à África do Sul em 2024, onde será conhecida como Stallion, retomando o nome de uma picape menor que fez sucesso na região na década de 80.
A expectativa é que o modelo receba nomes diferentes em cada mercado. Segundo o portal, o veículo será equipado com um motor a gasolina de 2.0 quatro cilindros, mas não descarta a possibilidade de versões a diesel, híbridas e totalmente elétricas.
Com dimensões anunciadas de 5,3 metros de comprimento, 1,78 metros de largura, 1,74 metros de altura e 3 metros de entre-eixos, a mini Hilux da Toyota competirá com modelos como o Kia Bongo e o Hyundai HR. Estes últimos possuem 4,82 metros de comprimento, 1,74 metros de largura, 2,1 metros de altura e 2,41 metros de entre-eixos. Veículos maiores, como o Iveco Daily e o Volkswagen Delivery, também podem ser rivais, embora estes tenham uma cabine mais espaçosa, assemelhando-se a pequenos caminhões.
Possíveis preços da mini Toyota Hilux
Segundo dados da própria fabricante, a versão final do IMV0 deve ser entregue apenas em 2025 e pode ser vendida em alguns países asiáticos por 10 mil dólares, o equivalente a R$ 48.635 na cotação atual, desconsiderando alguns itens de segurança como airbags e freios ABS, que não são obrigatórios por lei em alguns mercados, mas são no caso do Brasil.
Falando em Brasil, o modelo pode ser vendido com motorização a diesel, caso tenha capacidade para transportar mais de uma tonelada na caçamba, o que é muito provável.
Sua venda no Brasil também dependeria de uma produção regional, visto que os impostos de importação podem encarecer muito o produto. A solução pode ser a fábrica argentina de Zárate, que se prepara para montar a minivam Hiace na modalidade de CKD, onde as peças do veículo chegam em kits completamente desmontados.
Toyota está produzindo uma Hilux movida a hidrogênio
Além desta Toyota mini Hilux, a montadora desenvolveu seu primeiro protótipo da picape Hilux com célula de combustível a hidrogênio em sua linha de produção na Inglaterra. Trata-se de um projeto apoiado por financiamento do governo do Reino Unido e em conjunto com parceiros do consórcio. A empresa visa montar 10 Hilux a hidrogênio até o final do ano. O trem de força da Hilux a hidrogênio usa componentes do Toyota Mirai.
A montadora japonesa estima que o modelo tenha uma autonomia de 600 km entre abastecimentos de hidrogênio. Para meio de comparação, a Hilux do mercado australiano, que vem equipada com motor turbodiesel de 2,8 litros pode percorrer cerca de 1.150 km entre os abastecimentos.
Créditos: Click Petroleo e Gás.