Na última quinta-feira, um empresário em Feira de Santana, na Bahia, foi condenado a dois anos de reclusão por uso indevido e ilegal de energia elétrica. A identificação da fraude foi feita pela empresa Neoenergia Coelba, a provedora da região. Uma denúncia foi feita às autoridades do Ministério Público da Bahia, que determinou multa mínima de R$ 800 mil.
O empresário furtava energia para uma fábrica de reciclagem e produção de plásticos em Feira de Santana. A provedora de energia calcula que foram recuperados 3,4 milhões de quilowatt/hora, valor suficiente para o abastecimento de 60 mil residências ou todo o município baiano de Cruz das Almas por 15 dias
Em nota, o Departamento Jurídico da Neoenergia Coelba destacou que “a sentença reforça a condição de ilegalidade do furto de energia que consta no Código Penal Brasileiro. Seguiremos combatendo as fraudes e denunciando os responsáveis pelos imóveis com ligação clandestina, que serão submetidos ao mesmo processo que o empresário passou”, finaliza.
A empresa descobriu o furto de energia através do uso de softwares especializados. Eles constataram que a fraude era realizada pela fábrica de reciclagem durante a noite. Com estas informações, a distribuidora montou uma operação noturna, em parceria com a Polícia Civil, para atestar a fraude em campo.
Fonte: Extra.