O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), soltou hoje mais um réu acusado de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro.
É o oitavo réu solto desde a morte de Cleriston Pereira da Cunha no presídio da Papuda. Ele sofreu um mal súbito na última segunda-feira (20).
Moraes concedeu liberdade provisória a Geraldo Filipe da Silva mediante medidas cautelares, assim como fez com os outros sete réus. São elas: uso de tornozeleira eletrônica, proibição de se ausentar do país e suspensão de documentos de porte de arma de fogo.
A decisão foi proferida após a Procuradoria-Geral da República dar parecer favorável à soltura de Geraldo. O Ministério Público também defendeu a absolvição dele quando a ação penal for julgada pelo Supremo.
Outros réus que foram soltos
Na quarta-feira (22), Moraes soltou sete réus do 8 de janeiro que também tinham pareceres favoráveis da PGR pela soltura. Foram beneficiados Jaime Junkes, Jairo de Oliveira Costa, Tiago dos Santos Ferreira, Wellington Luiz Firmino e outros três réus cujos processos tramitam em sigilo.
Todos foram acusados pela invasão aos prédios da Praça dos Três Poderes, mas nenhum foi julgado até o momento.
As solturas foram determinadas dois dias depois da morte na prisão de um dos acusados. Cleriston Pereira da Cunha passou mal durante o banho de sol no presídio da Papuda na última segunda.
UOL