O futebol brasileiro perdeu nesta quinta-feira (23) um de seus maiores treinadores da histórias. Aos 94 anos, o ex-jogador e ex-técnico Rubens Minelli faleceu em São Paulo. A morte foi confirmada através das redes sociais do Internacional, clube o qual foi treinado por ele.
Segundo o portal “ge”, o enfermeiro Renato Cardoso, que acompanhava Minelli nos últimos anos, revelou que ele foi internado no hospital no dia 24 do mês passado para tratar uma infecção. Apesar de ter feito tratamento com antibiótico, o problema evoluiu e ele não resistiu.
Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
Como atleta, Minelli atuou como ponta-esquerda, mas teve carreira curta em razão de uma fratura na perna que o forçou a abandonar os gramados aos 27 anos. Na época de jogador, teve passagens pelo Ypiranga-SP, Nacional-SP e São Paulo. Contudo, foi como treinador que se destacou e ficou conhecido.
Ao lado de Muricy Ramalho, é o único técnico a vencer três Campeonatos Brasileiros de forma consecutiva, em 1975, 1976 e 1977. Tanto em 1975 e 1976 conquistou o título pelo Internacional, e no ano seguinte, pelo São Paulo. Além disso, antes do torneio ter o atual nome, chegou a ser campeão pelo Palmeiras em 1969.
Outro fator que o deixou conhecido, foi em relação aos termos táticos. Minelli foi responsável por importantes inovações, como a popularização do volante de infiltração, que invade a área para finalizar as jogadas. O jogador de maior destaque na função, sob o comando do treinador, foi Paulo Roberto Falcão, no Internacional.
Além do Inter, São Paulo e Palmeiras, também comandou clubes como Grêmio, Corinthians, Atlético-MG, Santos, Portuguesa, Sport, Paraná, Ponte Preta e Coritiba, além do Al-Hilal, da Arábia Saudita.