O esporte alemão está comovido com a notícia da morte “repentina e inesperada” da jovem ginasta Mia Sophie Lietke, que fazia parte da equipe nacional de ginástica rítmica desde 2023, aos 16 anos. O anúncio foi feito pela Federação Alemã de Ginástica (DTB) por meio de um comunicado oficial em seu site.
“A jovem ginasta da seleção nacional faleceu de forma muito repentina e inesperada na última quinta-feira (16 de novembro de 2023) em Fellbach-Schmiden, com apenas 16 anos”, informou a entidade, acrescentando: “Consequentemente, a consternação é grande e as emoções são profundas na família da ginástica, especialmente no centro de seleção RSG em Fellbach-Schmiden, entre seus companheiros, bem como entre os treinadores e supervisores, assim como em Berlim e Ulm, onde Mia viveu e treinou”.
Lietke, que entrou para a equipe nacional de ginástica rítmica em julho de 2023, foi proclamada campeã juvenil na bola e vice-campeã no All Around alemão em 2022, conquistas que a estabeleceram como a melhor jovem atleta do mês em Berlim.
“Ela estava feliz em se juntar à promissora equipe de ginástica. Já havia treinado por seis anos na base federal do RSG em Berlim, onde sua família mora atualmente. Seu clube era o TSC Berlin, com o qual teve um início de sucesso na Bundesliga”, observou a Federação no comunicado.
Neste momento, a causa da morte é desconhecida. Segundo a estação pública de rádio e televisão do sudoeste da Alemanha (SWR), uma investigação está em andamento, mas nenhum detalhe pode ser divulgado sobre o caso até que os resultados da autópsia sejam obtidos. “O DTB não forneceu qualquer informação sobre as circunstâncias quando questionado”, informou o jornal alemão ASB Zeitung.
“Não só a ginástica rítmica, mas toda a família da ginástica na Alemanha está enlutada pela perda de Mia Sophie Lietke. Nossas mais profundas condolências à família de Mia nestes momentos difíceis. Desejamos a vocês toda força do mundo para enfrentar este triste acontecimento”, afirmou a entidade. Sua parceira de treino, a hexacampeã mundial Darja Varfolomeev (17 anos), compartilhou uma mensagem emocionante em suas redes sociais: “Você sempre estará em nossos corações como uma grande pessoa”.
Durante sua carreira como ginasta, Mia tornou-se muito querida por seus companheiros de equipe, bem como por seus treinadores e supervisores, graças à sua personalidade aberta e honesta. Segundo a Federação, a atleta “era sinônimo de disciplina, trabalho duro e ambição”.
É importante destacar que, aos 16 anos, a jovem estava se preparando para realizar seu maior sonho: competir nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles. “Neste momento difícil, nossos pensamentos estão com a família de Mia Sophie Lietke, de quem sentiremos falta e sempre lembraremos como atleta, mas acima de tudo como pessoa”, concluiu a Federação.
Gazeta Brasil