Brecha permite que aparelhos sejam controlados por hackers; usuários devem migrar para nova versão.
Duas vulnerabilidades críticas de segurança nos sistemas operacionais da Apple iOS e MacOS fizeram com que a empresa disponibilizasse nesta sexta-feira (19) uma atualização de emergência que deve ser feita por todos os usuários imediatamente.
Segundo a nota oficial emitida pela gigante de tecnologia, as vulnerabilidades podem permitir que pessoas mal intencionadas tomem “completo controle dos dispositivos” por meio da execução de códigos maliciosos com privilégios elevados sem o conhecimento ou a permissão do proprietário do dispositivo.
A falha de segurança foi identificada em aparelhos como iPhone 6S e superiores; todos os modelos de iPad Pro, iPad 2 e superiores; iPad 5ª geração e superiores; iPad Mini 4 e superiores e no iPod Touch de 7ª geração.
Já para o sistema operacional de mesa, o MacOS, a atualização deve ser feita para usuários que estiverem usando as versões Monterey, Big Sur e Catalina.
A Apple não forneceu detalhes sobre como a brecha pode ter sido explorada por hackers.
Saiba como atualizar
Em seu iPhone, vá em Ajustes, depois em Geral, selecione Atualização de Software e aguarde pela busca da nova versão. Não esqueça de manter seu aparelho conectado a uma rede sem fio e ter carga de bateria superior a 70%.
Para os sistemas de mesa, vá em Preferências de Sistema e depois em Atualização de Software.