Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, e Elon Musk, bilionário ultraliberal, enalteceram a vitória de Javier Milei, eleito no 2º turno presidente da Argentina, neste domingo (19), pelo partido do partido A Liberdade Avança.
Os resultados oficiais ainda não foram divulgados, porém, Milei, com 55,70% dos votos, não pode mais ser alcançado pelo candidato Sergio Massa, ministro da Economia e candidato governista, que soma 44,29%. Acompanhe a apuração dos votos ao vivo.
Trump
Em sua plataforma, a Truth Social, Trump disse que o “mundo inteiro estava assistindo! Estou muito orgulhoso de você. Você vai mudar o seu país e realmente tornar a Argentina grande novamente”.
Musk
O bilionário Elon Musk também comentou o resultado das eleições.No X (antigo Twitter), ele reagiu a um post anunciando a vitória do candidato ultraliberal e afirmou: “A prosperidade está à frente da Argentina”.
Gabriel Boric
Parabenizando a democracia argentina e reconhecendo a dignidade do candidato derrotado, o presidente chileno saudou Milei pela vitória. Gabriel Boric ainda desejou “o melhor para ao povo argentino” e reforçou o “respeito e apoio” entre os países.
Petro
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, falou no X, antigo Twitter, sobre a vitória da extrema direita.
“É a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina”. Segundo ele, o “neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade.”
“Trabalhar juntos”
Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, disse que ele e Milei vão “trabalhar juntos para melhoras as relações bilaterais”. Numa postagem no X, o uruguaio também mandou saudações ao novo presidente eleito.
Ex-presidente Mauricio Macri
O ex-presidente Mauricio Macri, que apoiou Milei no segundo turno, postou uma mensagem no X, antigo Twitter. “A maioria dos argentinos se expressou de forma contundente, escolhendo a mudança e rejeitando a continuidade”, escreveu.
“Felicito Javier Milei por representar com valentia a vontade de avançar e prosperar que vive no coração dos argentinos. Ele soube escutar a voz dos jovens e a frustração de milhões de pessoas empobrecidas. Não há dúvidas de que hoje começa uma época. Isso nos dá esperança. O novo governo necessitará de apoio, confiança e paciência de todos nós.”
Secretário dos Estados Unidos
Antony Blinken, Secretário de estado dos Estados Unidos, parabenizou Javier Milei pela sua vitória nas eleições argentinas de domingo (19).
“Aplaudimos o robusto processo democrático através do qual o público argentino tem falado. A forte participação e a condução pacífica da votação são uma prova das instituições eleitorais e democráticas da Argentina”, completou.
“Esperamos trabalhar com o Presidente eleito Milei e o seu governo em prioridades partilhadas que beneficiem os povos de ambos os países, incluindo a proteção dos direitos humanos e da democracia, a resposta às alterações climáticas e o investimento na classe média”
G1