A chegada do 5G, nova geração da internet móvel, deve beneficiar milhares de usuários com maior velocidade de conexão para baixar e enviar dados pelo celular. Nesse cenário, o deputado Dionísio Lins (Progressista) apresentou na Assembleia Legislativa um projeto de lei que determina a implantação do sinal 5G nas unidades de saúde de todo o estado.
A ideia é dar maior agilidade nas internações, marcações de consultas e regulação pelo Sisreg, tornando a saúde pública mais eficaz e sem barreiras.
“Nossa preocupação maior é que em alguns municípios o tráfego de dados é muito lento e não atende as necessidades da população, dificultando exames e acesso ao Sisreg. Essa parceria entre o poder público e empresas de comunicação, irá beneficiar e tornar mais rápido o preenchimento de vagas em hospitais, tornando a saúde pública mais eficaz e sem barreiras”, explicou.
A previsão para a chegada do 5G na cidade do Rio de Janeiro é o fim do mês de setembro. Esse é o período que as operadoras precisam para disponibilizar o serviço, que hoje está disponível apenas em algumas capitais.