Nesta última quarta-feira (15) o Jornal da Globo, de Santa Catarina, foi paralisado com anúncio triste para milhões de brasileiros, comunicando a morte de um grande famoso que veio a óbito dentro de sua própria casa após enfrentar luta na UTI.
Colombo Machado Salles, ex-governador de Santa Catarina, morreu no apartamento em que morava nesta terça-feira (14) aos 97 anos em Florianópolis. O Governo de Santa Catarina decretou luto oficial de três dias.
Salles deixa a mulher Dayse Werner Salles e três filhos: Marcelo, Bertoldo e a filha Maria José Salles. A família define o local do velório.
O governador, Jorginho Mello (PL), manifestou-se em uma rede social:
“Recebi com tristeza a notícia do falecimento do ex-governador Colombo Machado Salles, aos 97 anos. Salles foi um bom sujeito e um homem de grande espírito público. Sua contribuição para nosso estado deixa um legado que perdurará na história. Decretamos luto oficial de 3 dias em sua memória. Que Deus conforte a família nesse momento difícil”.
Biografia
Colombo Salles nasceu em 20 de maio de 1926 em Laguna, no Sul de Santa Catarina, segundo a Assembleia Legislativa do estado (Alesc). Era formado em engenharia civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.
Foi governador de Santa Catarina entre 1971 e 1975, durante a ditadura militar. Durante o governo dele, foi construída uma segunda ponte ligando a Ilha de Santa Catarina ao Continente, em Florianópolis. A estrutura recebeu o nome dele.
Também durante o governo de Salles, foi criada a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan)
Após ser governador, ele foi professor do curso de engenharia civil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e se aposentou em 1992.
G1