Soldados israelenses conseguiram entregar remédios e equipamentos (foto) para cuidar dos pacientes que estão no hospital Al Shifa, na Faixa de Gaza, nesta quarta, 15. Segundo Israel e Estados Unidos, terroristas do Hamas se protegem no porão do prédio.
“Nós confirmamos que incubadoras, comidas para bebês e equipamentos médicos foram trazidos pelos tanques das Forças de Defesa de Israel (FDI) e conseguiram alcançar com sucesso o hospital Al-Shifa. Nossas equipes médicas e soldados que falam árabe estão no local para garantir que esses equipamentos cheguem para os que necessitam“, afirmou as FDI em um comunicado.
Our forces are on the ground in Gaza delivering humanitarian aid to the Shifa Hospital.
The goal is to continue the precise and targeted operation against Hamas, a terrorist organization which hides behind civilians.
Hamas uses the Shifa hospital and hospitals across Gaza as… pic.twitter.com/7gigDqkfRT
— Israel ישראל 🇮🇱 (@Israel) November 15, 2023
Os soldados que estão no Al-Shifa foram treinados para essa situação, disse o porta-voz das FDI, Daniel Hagari, nesta quarta.
“Eles fizeram um treinamento específico para esse ambiente complexo e sensível, com o objetivo de não causar danos aos civis que estão sendo usados pelo Hamas como escudos humanos“, disse Hagari. “Nas últimas semanas, as FDI avisaram publicamente, várias vezes, que o uso militar contínuo do hospital Al-Shifa pelo Hamas ameaça o seu status protegido sob a lei internacional. Nós também demos tempo de sobra para parar com esse abuso ilegal do hospital. As FDI também facilitaram a evacuação ampla do hospital e mantêm um diálogo regular com as autoridades do hospital.”
Esta semana, um palestino entrevistado ao vivo no interior do edifício pela rede Al Jazeera, do Catar, criticou os terroristas por se esconderem na unidade de saúde. “Por que a ‘resistência’ [Hamas] está escondida entre nós? Por que eles não vão para o inferno e se escondem lá?”, afirmou o palestino. O repórter imediatamente afastou o microfone.
“É verdade que houve um ataque terrorista do Hamas, e nós combatemos desde o início. Mas o comportamento de Israel fazendo o que está fazendo com crianças, com hospital, com mulheres, com crianças. São mais de 5 mil crianças que já morreram, tem 1.250 crianças desaparecidas que certamente estão embaixo dos escombros”, disse Lula.
Quem busca intencionalmente atingir mulheres e crianças é o Hamas. Israel, que é uma democracia, evita afetar civis, como mostra a entrega de incubadoras e alimentos ao hospital Al-Shifa, em Gaza.
Crusoé