O subprocurador-geral do Ministério Público do Tribunal de Contas da União (MP-TCU), Lucas Rocha Furtado, solicitou nesta terça-feira, 14, uma investigação sobre a visita de Luciane Barbosa Farias ao Ministério da Justiça. Conhecida como “Dama do Tráfico”, ela visitou a pasta duas vezes neste ano.
Mulher de um dos líderes da organização criminosa Comando Vermelho, Luciane foi recebida por assessores do ministério liderado por Flávio Dino.
No documento, Furtado cobra explicações sobre o caso e diz que, “qualquer que fosse o interesse público alegado para justificar o encontro, certamente não se tratava da única via disponível, cabendo ao órgão público selecionar interlocutores que respeitem a moralidade pública exigida das instituições oficiais”.
“A sociedade não aceita mais, por parte das autoridades, condutas imorais e suspeitas”, escreveu o subprocurador. “Sobretudo quando é pública e notória a precariedade dos serviços que lhe são oferecidos, especialmente os que concernem à segurança pública.”
Quem é a Dama do Tráfico, mulher de um dos líderes do Comando Vermelho
Luciane é casada há 11 anos com Clemilson dos Santos Farias. Com apelido de Tio Patinhas no mundo do crime, ele é apontado como um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho no Amazonas. Tio Patinhas, que chegou a figurar no topo da lista de procurados pela polícia amazonense, foi preso em dezembro do ano passado. Condenado a 31 anos de prisão, ele cumpre pena no presídio de Tefé(AM).
Em 2022, ano em que o marido foi preso, Luciane criou a Associação Instituto Liberdade Amazonas. Na internet, a entidade afirma atuar em favor de presidiários. A mulher do líder do Comando Vermelho aparece como presidente da associação, que, entre outros pontos, busca articular “melhorias para os familiares, internos e egressos dentro da legalidade”.
Na função de presidente do instituto, a mulher de Tio Patinhas foi para Brasília em maio. No dia 4 daquele mês, Luciane postou uma foto em que aparece ao lado de Boulos, pré-candidato com apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) à Prefeitura de São Paulo. Pelo Instagram, ela afirmou ter sido “recebida e ouvida com toda atenção” pelo parlamentar.