Ao longo deste domingo (12), áreas de instabilidade vão provocar fortes pancadas de chuva, com rajadas de vento acima de 80 km/h e queda de granizo, especialmente, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A partir de segunda (13) e terça-feira (14), a instabilidade ganha força e se espalha, atingindo também áreas do Paraná. Até a próxima quinta-feira (16), os acumulados podem superar 200 mm entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Uma intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera atua no Rio Grande do Sul desde o começo deste sábado (11), responsável por trazer calor de 30ºC no fim da madrugada em cidades do centro gaúcho, de acordo com a MetSul Meteorologia. No noroeste e no norte do estado, as cidades devem ter máximas acima dos 30ºC.
Os três estados da região Sul do Brasil estão com previsão de chuva excessiva a extrema em diversas áreas nos próximos dias, com acumulados de 200 mm a 300 em algumas áreas. De acordo com as projeções da MetSul, a chuva que vai cair se soma ao que já ocorreu nas últimas 24 a 48 horas, quando já choveu com volumes altos em pontos da região.
Há previsão de que os acumulados possam atingir o dobro ou o triplo da média histórica de chuva para todo o mês novembro já nos próximos dez dias
Neste sábado, a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para alagamentos, cheias em arroios e inundações gradativas em córregos e regiões ribeirinhas.
Também há o alerta para chuva pontualmente forte, descargas elétricas, eventual queda de granizo e ventos fortes. O Inmet alerta para chuvas intensas no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina para os próximos dias. Paraná está em alerta para onda de calor.
Créditos: CNN.