Durante ação de combate ao furto de energia elétrica, realizada na manhã desta sexta-feira no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, técnicos da Light encontraram uma ligação clandestina, também conhecida como “gato” numa mansão no condomínio Riviera del Sol. Segundo a concessionária a residência possuía uma ligação ilegal fazendo com que o consumo total da casa não fosse registrado pelo medidor.
A fraude, segundo a Light, foi confirmada no local por perito do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE). A concessionmária estima que o cliente tenha consumido, em 36 meses, cerca de 28.000Kwh, sem pagar por isto e teria deixado de pagar no mesmo período cerca de R$ 31 mil, em contas de energia.
Técnicos da empresa também constataram uma irregularidade no consumo de energia de outra residência. Neste caso, o medidor foi recolhido para perícia do ICCE. A ação contou com o apoio da Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD).
Em outra ação, esta realizada no dia 26 de outubro, os técnicos da concessionária identificaram fraudes no consumo de energia em quatro estabelecimentos comerciais na Lapa, na região central da cidade. Na Ocasião, os responsáveis por uma lanchonete, um restaurante, um salão de beleza e um hostel foram conduzidos à Cidade da Polícia para prestar depoimentos.
Segundo a Light, em junho de 2023, as perdas com o furto da energia que distribui ao mercado de baixa tensão (residências e comércios) atingiram de 59,85%. A concessionária lembra que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal, com pena de até oito anos de prisão, e causa prejuízos a toda a população, pois podem causar incêndios e acidentes.
Créditos: EXTRA.