Considerada uma das partes mais desafiadoras do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de ciências da natureza e matemática será aplicada em todo o Brasil neste domingo (12/11). É consenso que o tal “bicho de sete cabeças” assusta diversos candidatos. Sabendo disso, o Metrópoles separou dicas com apoio de professores dessas áreas para te ajudar a cravar uma boa nota no segundo dia de provas.
Mais de 3,9 milhões de participantes estão inscritos, de acordo com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Neste domingo, os candidatos vão encarar o segundo dia de provas para testar seus conhecimentos nas áreas de ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia) e matemática e suas tecnologias (matemática).
Ao todo, os participantes têm cinco horas para responder 90 questões, sendo 45 referentes a ciências da natureza e outras 45 sobre matemática. A divulgação do gabarito do Enem está prevista para 24 de novembro, com resultados oficiais em 16 de janeiro de 2024.
Confira o cronograma:
- Abertura dos portões: 12h;
- Fechamento dos portões: 13h;
- Início das provas: 13h30;
- Término das provas no 2º dia: 18h30.
Dicas para o 2º dia de Enem
Para ajudar os participantes a manterem a calma, saber como lidar com os comandos de cada questão e, acima de tudo, saber o que fazer, o Metrópoles e professores listaram dicas e estratégias para conseguir ter um bom desempenho nas áreas de biologia, física, química e matemática.
O material abaixo foi selecionado com a ajuda de: Paulo Jubilut, professor do Aprova Total, Sandro Rech, professor de biologia do colégio Unific, Marcos Sant’Anna, professor de física do Matriz Educação, Pedro Coutinho, professor de química do Colégio Qi, Diego Andrades, professor de matemática do Colégio Leonardo Da Vinci.
Biologia
- Redobre a atenção no comando das questões de biologia para não cair em “pegadinhas”. Muitas vezes todas as alternativas são corretas, mas apenas uma delas de fato responde a pergunta final;
- Compreenda o comando e não ficar preso apenas aos nomes dos conceitos;
- Circule as palavras mais importantes para montar uma linha de raciocínio;
- Identifique os termos usados em biologia e seus sinônimos e evitar mal-entendidos;
- Revise os prefixos e sufixos dos termos, pois muitos deles informam a própria definição.
Física
- Inicialmente “passe o olho” pela questão para identificar o assunto proposto. Essa estratégia visa a eficiência e economia de tempo;
- Analise o comando do enunciado as alternativas;
- Leia com calma e atenção: com essa leitura dinâmica será possível absorver as informações e estruturar uma resolução;
- Em caso de cálculo, destaque as informações da questão, sublinhando e escrevendo os valores no canto da página, por exemplo;
- Priorize as questões “fáceis e rápidas” de se resolver para acumular tempo.
Química
- Comece pelas questões mais curtas (ou médias) para o otimizar o tempo;
- Deixe os exercícios com cálculos ou enunciados mais longos para depois;
- Leia atentamente o comando;
- Apenas realize a leitura completa do texto base caso realmente for necessário.
Matemática
- Foque nas informações essenciais e ignore detalhes desnecessários em questões com longos textos de apoio;
- Compreenda o problema que precisa ser resolvido;
- Priorize números e dados relevantes;
- Faça uma leitura estratégica, tentando identificar pistas nas próprias alternativas;
- Utilize a estimativa, arredonde os números e evite cálculos muito detalhados;
- Marque as questões difíceis de matemática para fazê-las depois.
Véspera do Enem: cuidar do corpo e da mente
A véspera da prova é um dos momentos mais importantes para consolidar os esforços e tempo dedicados aos estudos. Separar o dia para assistir a um filme, ler um livro ou fazer coisas que gosta é um alívio necessário nessa rotina puxada dos candidatos.
A sensação de nervosismo varia de pessoa a pessoa, mas sabia que há maneiras para controlá-la? Em casos de tensão e ansiedade, optar por fazer um exercício de relaxamento ou uma meditação antes da prova pode ajudar a se preparar para a avaliação.
Anote a lista de afazeres:
Tenha um dia tranquilo: nada de ir para festas. Opte por um dia de filmes ou jogos com os colegas ou até um passeio no parque para fazer caminhadas;
Faça refeições leves: ou seja, nada de comer aquele prato de feijoada um dia antes ou se encher de doces. Opte por alimentos como frutas, sucos naturais, frios e oleaginosas (nozes, sementes, castanhas);
Durma bem e descanse: tirar bons cochilos e ir deitar cedo dá um gás a mais para a prova; e
Acorde com tempo de sobra: dessa forma, é possível se alimentar e meditar sem nenhuma preocupação. Ninguém quer aparecer entre os “atrasados do Enem”, não é mesmo? Então, se prepare.
O que levar para fazer a prova:
– Documento de identificação (RG ou outro documento oficial com foto);
– Caneta esferográfica preta em material transparente (ir com pelo menos duas);
– Garrafa de água em material transparente; e
– Lanches leves (frutas, castanhas, sanduíches, sucos etc) também embalados em material transparente.
Fonte: Metrópoles.