• Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
sexta-feira, 4 de julho de 2025
Terra Brasil Notícias
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Conecte-se
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Sem resultado
Veja todos os resultados
Terra Brasil Notícias
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
Início Justiça

Justiça do DF arquiva ação contra Bolsonaro no ‘caso Maria do Rosário’

Por Terra Brasil
09/nov/2023
Em Justiça
Reprodução.

Reprodução.

EnviarEnviarCompartilharCompartilhar

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou, na 4ª feira (8.nov), o arquivamento de uma ação penal na qual o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) responde por incitação ao crime de estupro contra a deputada Maria do Rosário (PT-RS). A decisão foi do juiz Francisco Antônio Alves de Oliveira, do 2º Juizado Especial Criminal de Brasília.

No parecer, o juiz atendeu ao pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que argumentou que não seria mais possível discutir o ato de Bolsonaro, assim como uma eventual punição devido ao tempo que se passou desde o ocorrido (2014). Isso porque a pena de incitação ao crime é de seis meses a prescrição ocorre em três anos.

“Tendo em vista a data do recebimento da denúncia, o período em que o processo permaneceu suspenso (e o correspondente prazo prescricional) e a pena máxima cominada, de seis meses de detenção, verifica-se a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva do Estado, considerando-se a pena em abstrato, uma vez que transcorridos mais de três anos sem que tenham ocorrido outras causas de interrupção e suspensão”, escreveu o magistrado.

Leia Também

Michelle Bolsonaro enfrenta revés inesperado na Justiça

Dona Ruth quebra silêncio e revela dor após perder a guarda de Léo

Família de Diddy vibra no julgamento e gesto chama atenção; veja os detalhes

O caso aconteceu em 2014, quando Bolsonaro, que era deputado federal na época, afirmou que Maria do Rosário não merecia ser estuprada por ser “muito feia”. Inicialmente, o caso havia sido enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu que Bolsonaro, além de incitar a prática do crime de estupro, ofendeu a honra da deputada federal.

As acusações, no entanto, foram suspensas em 2019, logo após o político assumir a presidência da República. Com o fim do mandato e do foro privilegiado, o caso voltou à Justiça neste ano, sendo julgado na primeira instância. A ação foi vista como perseguição política por Bolsonaro, que alegou ter respondido a insultos da deputada.

SBT News

EnviarCompartilharTweet93Compartilhar148
ANTERIOR

Indignado, Magno Malta se pronuncia após aprovação da reforma tributária; VEJA VÍDEO

PRÓXIMO

Motorista e passageiros agem rápido, descem de ônibus e salvam mulher de tentativa de estupro; VEJA VÍDEO

grupo whatsapp

© 2023 Terra Brasil Notícias

Bem-vindo!

Faça login na conta

Lembrar senha

Retrieve your password

Insira os detalhes para redefinir a senha

Conectar
Sem resultado
Veja todos os resultados
  • Geral
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Esportes
  • Mundo
  • Tecnologia
  • Policial
  • Governo
  • Saúde
  • Educação
  • Justiça
  • Contato
    • Contato
    • Política Privacidade
    • Termos de Uso
  • Conecte-se