No primeiro levantamento, realizado nos dois primeiros dias após a votação, Massa tinha 44,6% das intenções de voto, e Milei apenas 34,2%
Javier Milei (foto) virou uma diferença de mais de 10 pontos percentuais sobre Sergio Massa na única pesquisa eleitoral que tinha previsto a liderança do peronista no primeiro turno e não apontava vantagem para o libertário neste segundo.
No primeiro levantamento de segundo turno do instituto de pesquisa Proyección, realizado nos dois primeiros dias após a votação, Massa tinha 44,6% das intenções de voto, e Milei apenas 34,2%.
Agora, o estudo realizado nos últimos dias e divulgado nesta quarta-feira, 8 de novembro, mostra o libertário com 44,6% das intenções de votos. O peronista caiu para 42,9%.
Brancos não chegam a 3%, indecisos são 6,4% e abstenção é 2,4%.
Em declaração ao jornal argentino El Clarín, a Proyección atribuiu a decolagem de Milei à consolidação do voto de Patricia Bullrich, a terceira colocada, após o anúncio de apoio dela ao libertário.
É importante lembrar que a Proyección tem ligações com o peronismo, em especial com o analista kirchnerista Artemio López e com a Universidade Nacional de La Matanza.
CrusoÉ