Até a próxima semana, os brasileiros que moram em municípios do Rio Grande do Sul terão o saque da Caixa liberado. Essa medida se refere ao Saque Calamidade do FGTS, que permite o acesso a uma certa quantia acumulada em caso de desastre natural.
A solicitação pode ser feita tanto pelo aplicativo quanto em uma agência do banco. No entanto, é necessário que o morador esteja atento às condições especiais que permitem a solicitação. Além disso, a prefeitura também auxilia no pedido para o saque.
Saque da Caixa liberado para moradores
Devido às fortes chuvas e enchentes na região Sul do Brasil, diversos moradores receberam a possibilidade de sacar o valor do FGTS. Assim, na próxima semana, o saque da Caixa será liberado para os municípios de São José do Norte e São Lourenço do Sul, no RS. Com esse serviço, os moradores podem sacar o fundo de garantia até o valor de R$ 6.220,00, com um prazo de 30 dias após o desastre.
Uma das condições para receber o benefício é que o Governo reconheça o estado de calamidade na região. Dessa forma, o FGTS considera algumas situações que permitem o saque, tais como:
- Enchentes, alagamentos e inundações por causas naturais;
- Vendavais, ciclones ou semelhantes;
- Prejuízos materiais por rompimento de barragens.
Como solicitar o Saque Calamidade do FGTS
Os moradores que sofreram com os efeitos do desastre natural podem solicitar o saque por meio do aplicativo do FGTS (Android e iOS) seguindo as seguintes etapas:
- Acesse a opção “Meus Saques” e vá em “Outras situações de saques”;
- Indique “Calamidade Pública” como o motivo;
- Selecione o seu município;
- Informe se deseja receber o valor por conta digital ou por saque;
- Por fim, envie os documentos solicitados.
Assim, após o tempo de análise, o saque da Caixa é liberado para o solicitante. Além disso, o banco oferece o procedimento nas agências mediante a apresentação de comprovante de residência, documento com foto e carteira de Trabalho.
A prefeitura auxilia no processo fornecendo diretamente ao banco documentos como endereço das regiões afetadas, cópia da declaração de calamidade, mapas e registros. Por fim, para saber a data do pagamento do seu município, acesse o site do FGTS.
Seu Crédito Digital