O score é um dos principais medidores do seu relacionamento com o mercado de crédito. Ele é usado para conceder crédito e benefícios por empresas, evitando a inadimplência. No entanto, existem alguns cuidados que muitos não conhecem, mas que precisam ser tomados para manter uma boa pontuação.
Esta semana viralizou na internet uma informação de que pagar antecipadamente a fatura do cartão de crédito poderia reduzir a pontuação do score. Essa afirmação chocou muitos nas redes sociais. Contudo, vários especialistas vieram a público explicar que a história é bem diferente. Entenda melhor na matéria a seguir!
Como funciona o cálculo da pontuação de score?
O cálculo da pontuação de crédito é baseado em diversos fatores que ajudam a entender melhor a inadimplência do consumidor. Confira os principais pontos do cálculo de score abaixo:
Evolução financeira (6%): está relacionado ao histórico financeiro do usuário ao longo do tempo e seu relacionamento com o mercado de crédito.
Compromisso com crédito (55%): reflete a pontualidade nos pagamentos de cartões de crédito, parcelamentos e empréstimos.
Consultas ao CPF (6%): representa as pesquisas feitas por empresas antes de conceder crédito, revelando o perfil financeiro. Assim, muitas consultas em um curto período podem indicar urgência financeira e aumentar o risco de inadimplência.
Registro de dívidas e pendências (33%): leva em consideração registros em cadastros de inadimplência, protestos, cheques sem fundos e falências associadas ao CPF, prejudicando a pontuação.
Pagamento antecipado não reduz score
Ao contrário da informação que viralizou, de acordo com o Serasa, adiantar o pagamento das contas é um hábito financeiro que reflete organização. Por isso, em relação ao cálculo do Score, quitar as despesas no vencimento ou antecipadamente tem o mesmo efeito positivo na pontuação.
Nesse sentido, o verdadeiro impacto negativo ocorre quando os pagamentos são atrasados. Portanto, quitar suas obrigações antes do prazo ajuda a manter o controle financeiro. Por conta disso, o cálculo do Score avalia não apenas a pontualidade com instituições financeiras, mas também com empresas de cartões de crédito e serviços públicos, como água e energia elétrica.
Hábitos que aumentam o seu score
A análise de bons hábitos de consumo e pagamento de dívidas é importante para preservar uma alta pontuação de crédito. Dessa forma, é fundamental estabelecer um padrão, assegurando que todas as obrigações financeiras sejam quitadas antes do prazo de vencimento, evitando atrasos.
Por isso, a melhoria do Score é viável por meio da renegociação de dívidas pendentes e pela constante atualização das informações pessoais junto ao Serasa. Isso porque dados precisos contribuem para a construção de um histórico de crédito confiável.
Fonte: Seu Crédito Digital.