O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elogiou nesta sexta-feira (27) o ministro da Justiça, Flávio Dino, ao dizer que ele é altamente qualificado. No entanto, Lula deixou em aberto a possibilidade de indicar Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF).
“Eu tenho em mente algumas pessoas da mais alta qualificação política do país. São várias pessoas. E obviamente, que eu sou obrigado a reconhecer que o Flávio Dino é uma pessoa altamente qualificada do ponto de vista do conhecimento jurídico, altamente qualificada do ponto de vista político. É uma pessoa que pode contribuir muito”, disse Lula.
“E isso é uma dúvida que eu tenho e que eu vou conversar com muita gente ainda até a hora de escolher […] Mas eu vou escolher a pessoa certa”, disse o mandatário. A declaração é uma verdadeira “banheira” de água fria nos planos de Dino de ir para a Corte.
O presidente disse que está “chegando a hora” de decidir um nome para o Supremo e que o fará “logo, logo”, ainda em 2023.
A indicação de Dino para o STF é um desejo antigo do partido. Dino é um dos principais aliados de Lula e é visto como um nome progressista para a Corte. No entanto, a indicação também é polêmica, pois Dino é um ex-governador do Maranhão e não tem experiência no STF.
Gazeta Brasil