A Marinha israelense matou dois mergulhadores armados do grupo terrorista Hamas, nesta terça-feira, 24, na área de Zikim, próxima à Faixa de Gaza. Os terroristas tentaram invadir o território de Israel por meio do Mar Mediterrâneo.
O Hamas havia divulgado em um canal do Telegram, nesta terça, uma foto tirada embaixo da água em que havia alguns mergulhadores armados com fuzil. Os extremistas estariam tentando se infiltrar em Israel.
Segundo o grupo terrorista, dez homens participaram da ação. O que desencadeou um alerta de ameaça nos kibutzim (vilas judaicas) de Zikim e Karmiya, localizadas a cerca de 2,5 km da fronteira com a Faixa de Gaza.
As Forças de Defesa de Israel (FDI)confirmaram que realizaram combates na região de Zikim, com um jato de combate. O ataque aéreo teria acontecido na região onde os terroristas teriam realizado o mergulho no início da ação.
Na manhã desta quarta-feira, 25, as FDI divulgaram um vídeo no Twitter/X em que anunciam uma ação no litoral de Zikim, que teria abatido dois terroristas. Os mergulhadores estavam chegando ao território israelense. Nas imagens nas redes sociais, é possível ver os homens próximos à superfície, momento em que são atingidos pelas forças de defesa.
Israel não confirmou a quantidade de terroristas que teriam sido abatidos no primeiro combate realizado na terça.
Terroristas utilizam essa tática há pelo menos nove anos
Essa não é a primeira vez que o Hamas tenta invadir o território israelense por meio do mar. Segundo uma reportagem divulgada em 2017 pelo jornal Times of Israel, o grupo terrorista desenvolveu táticas e armamento para incursão subaquática. As ações foram utilizadas e desenvolvidas durante a Guerra de 50 Dias, em 2014.