Os republicanos conseguiram eleger o deputado Mike Johnson como o novo presidente da Câmara dos Estados Unidos, um momento importante que ocorre três semanas após a histórica destituição de Kevin McCarthy.
Foram 220 votos para Johnson e 209 votos para o democrata Hakeem Jeffries. Houve apoio unânime do Partido Republicano para Johnson. Apenas um integrante do partido, Derrick Van Orden, esteve ausente da votação.
Johnson tem apoiado abertamente o ex-presidente dos EUA Donald Trump e foi uma figura-chave do Congresso na tentativa para anular as eleições de 2020.
Ele foi eleito pela primeira vez para a Câmara em 2016 e atua como vice-presidente da Conferência Republicana da Casa, bem como vice-presidente do Partido Republicano, uma função de liderança assistente.
Advogado com foco em direito constitucional, Johnson fez parte de um grupo de republicanos da Câmara que fez objeção contra votos eleitorais em 6 de janeiro de 2021.
Durante o primeiro julgamento de impeachment de Trump, em janeiro de 2020, Johnson, junto com outros legisladores republicanos, desempenhou um amplo papel cerimonial na equipe de Trump no Senado.
Próximos passos
Com a eleição do novo presidente da Câmara, os seguintes ritos serão seguidos:
- Uma comissão será nomeada para acompanhar o presidente eleito até a Câmara;
- O presidente eleito será acompanhado pelo comitê, e Johnson será apresentado pelo líder da minoria Hakeem Jeffries;
- Johnson irá discursar na Câmara;
- O reitor da Câmara, Hal Rogers, prestará juramento ao presidente eleito.
Trump parabeniza Johnson
O ex-presidente dos EUA Donald Trump parabenizou o novo presidente da Câmara, Mike Johnson, afirmando também que tem crédito por ajudá-lo a vencer.
“Só quero parabenizar Mike Johnson. Ele será um grande presidente da Câmara e ficamos muito felizes em ajudar”, disse Trump fora de tribunal em que está para um julgamento por fraude civil momentos após a vitória do colega de partido.
“A esta hora de ontem, ninguém estava pensando em Mike – e então divulgamos e agora ele é o presidente da Câmara”, adicionou o empresário.
Trump chamou o parlamentar de “homem tremendo” e ressaltou que “vai deixar todos nós orgulhosos”.
Anteriormente, o ex-presidente apoiou o deputado Jim Jordan para presidente da Câmara, mas Jordan não conseguiu alcançar o número necessário de votos e foi substituído por Johnson.