O deputado federal Marcos Soares (União Brasil-RJ) quer flexibilizar o código de vestimenta de servidores públicos da União para permitir o uso de shorts e bermudas nos prédios públicos.
Na quarta-feira (18/10), o parlamentar protocolou um projeto de lei na Câmara que libera o uso de bermudas, calças curtas e shorts na altura do joelho nas repartições públicas e na execução de serviços externos.
O uso das vestimentas seria liberado no verão e em casos de “temperatura elevada”, caso o órgão ou repartição não tenha definido “vestimenta padrão ou outros itens de identificação obrigatórios”.
Em sua justificativa, o parlamentar cita a onda de calor que atingiu boa parte do Brasil em setembro e que fez algumas cidades chegarem a uma temperatura de mais de 40ºC.
“Ao permitir o uso de roupas mais leves e confortáveis, os servidores públicos poderão se concentrar melhor em suas tarefas e enfrentar menos interferências causadas pelo desconforto térmico. Isso pode resultar em maior produtividade e eficiência no cumprimento das obrigações públicas”, justifica o deputado no projeto.
Créditos: Metrópoles.