Um navio da Marinha dos Estados Unidos derrubou, nesta quinta-feira (19), mísseis e drones disparados do Iêmen, direcionados contra Israel, informou o Pentágono.
Três “mísseis de cruzeiro de ataque terrestre e vários drones” foram interceptados por um destróier, disse um porta-voz aos jornalistas.
O ataque foi lançado do Iêmen “contra alvos em Israel”.
O que aconteceu:
- Em resposta aos ataques, o destróier USS Carney também teria disparados mísseis na direção do Iêmen, disseram as autoridades dos EUA, segundo a rede de televisão ABC News.
- A avaliação preliminar dos EUA é de que o navio de guerra não era o alvo de nenhum dos mísseis, mas sim Israel. “Não podemos dizer com certeza quais eram os alvos desses mísseis e drones, mas eles foram lançados do Iêmen em direção ao norte ao longo do Mar Vermelho, potencialmente para alvos em Israel”, disse o general Pat Ryder.
- Nenhum marinheiro a bordo do navio ficou ferido, disse a autoridade.
- Segundo a ABC News, os mísseis podem ter sido disparados pelo grupo rebelde houthis, apoiado pelo Irã. O Iêmen vive há oito anos uma guerra entre os rebeldes houthis, que controlam a capital, Sanaa, e outras localidades do país, e o governo, apoiado por uma coligação militar.