Integrantes do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) viraram as costas durante um discurso da embaixadora Michelle Taylor, dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (18/10). O ato ocorreu em protesto ao veto do país a uma proposta de cessar-fogo proposta pelo Brasil.
VIDEO: A LARGE NUMER OF PARTICIPANTS TURNED THEIR BACK ON US AMBASSADOR MICHELLE TAYLOR AT THE UN HUMAN RIGHTS COMMITTEE
US is losing respect throughout the world. pic.twitter.com/skxZ4h6D3C
— Sulaiman Ahmed (@ShaykhSulaiman) October 18, 2023
“Os EUA estão perdendo o respeito em todo o mundo”, diz o jornalista Sulaiman Ahmed, que publicou o vídeo do momento no X, antigo Twitter..
O texto brasileiro apresentado no Conselho de Segurança teve 12 votos favoráveis e duas abstenções. No entanto, o país norte-americano, que tem poder de veto no Comitê, rejeitou a proposta. A representante do país, Linda Thomas-Greenfield, justificou que o pedido não mencionava o “direito de autodefesa de Israel”.
O Brasil ocupa a presidência rotativa do Conselho. Na proposta, o país pedia a libertação imediata de todos os reféns pelo Hamas e a abertura de corredores humanitários em Gaza, além da revogação da ordem de evacuação feita pelo governo israelense.
Correio Braziliense