A israelense Celeste Fishbein, de 18 anos, está entre as pessoas sequestradas pelo Hamas, segundo informado pelo Exército de Israel à família da jovem. Ela é parente da brasileira Flora Rosenbaum, vítima de um atentado a bomba que levou à morte do marido, na cidade de Jerusalém, em 2001.
Os familiares de Celeste estão à sua procura desde 7 de outubro, quando ela parou de dar notícias, após o atentado do grupo terrorista Hamas ao território israelense. Segundo o tio Mario Ricardo Fishbein, ela não está entre os corpos já identificados.
Oficiais disseram à família que a jovem estaria em Gaza, segundo a localização indicada por seu celular.
Desaparecimento
Celeste é filha de uma família de judeus brasileiros que vive em Israel. Ela era babá e trabalhava em um kibutz – pequena comunidade rural – perto da Faixa de Gaza.
A mãe e as avós da jovem, nascidas em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, viviam em outro kibutz na região de Gaza, depois de terem saído do Bom Retiro, na capital paulista, rumo ao Estado de Israel.
Celeste Fishbein ao lado da mãe e da avó brasileiras, Sarah Fishbein – 94 anos – e Gladys Fishbein. — Foto: Acervo pessoal
A família Fishbein perdeu contato depois do início dos ataques terroristas, que obrigaram todos os moradores das comunidades rurais a se abrigar dentro de bunkers de proteção, uma espécie de abrigo antibombas.
“Celeste ficou com o namorado em Gaza. Eles deixaram de responder as mensagem de celular às 11 horas. E ninguém tem mais notícias”, contou o tio.
G1