Uma bebê recém-nascida nasceu sem um pedaço do crânio e teve a vida salva graças à tecnologia de impressão em 3D. O caso aconteceu na Polônia em fevereiro, mas foi revelado somente agora.
De acordo com informações do jornal inglês Daily Mail, a criança apresentou um defeito congênito que impediu a formação de cerca de um quinto de seu crânio, na parte traseira da cabeça.
A condição não foi notada durante os exames prévios ao nascimento, sendo diagnosticada somente quando a mãe deu à luz a bebê.
O defeito exigia uma intervenção cirúrgica, e os médicos tinham apenas quatro dias para realizá-la, uma vez que a exposição do tecido cerebral poderia causar uma infecção fatal.
Os profissionais conseguiram consertar o problema utilizando pele e tecidos moles de outras partes do corpo, em uma operação delicada que durou cerca de duas horas.
Auxílio da tecnologia
O procedimento só pôde ser realizado após a impressão de uma cópia exata do crânio da criança por meio de uma impressora 3D, que permitiu que os médicos estudassem e praticassem a cirurgia.
O aparelho desenvolvido com a tecnologia fez com que os médicos percebessem a extensão do problema e planejassem a intervenção.
A operação foi realizada com sucesso, mas os próprios especialistas alertaram que se trata apenas de uma solução momentânea. A garota precisará passar por novas cirurgias para reconstrução do crânio, nas quais também será utilizada tecnologia 3D.