Uma vasta rede secreta de túneis construída sob a Faixa de Gaza serve de abrigo a membros de grupos radicais palestinos, além de servir para o deslocamento e o transporte de armas e materiais.
O grupo palestino Hamas diz que seus túneis se estendem por 500 quilômetros sob o território de 360 quilômetros quadrados.
Israel diz que está atacando partes do labirinto de túneis construídos pelo Hamas, enquanto continua a retaliar o ataque sem precedentes do grupo palestino no último dia 7 de outubro.
O governo israelense diz querer “varrer o Hamas da face da Terra” e para isso precisa destruir esses túneis, que servem muitas vezes para lançar ataques contra Israel.
Em 2015, o correspondente da BBC Quentin Somerville teve acesso a uma rede de túneis secreta usada por outro grupo palestino em Gaza, a Jihad Islâmica.
“É possível ver como foram bem construídos”, observou Somerville diante da estrutura sofisticada.
A rede secreta de túneis do Hamas. São mais de 500 km, segundo o grupo. Eles dão abrigo, transporte — e também acesso a Israel.
Repórter da BBC teve acesso aos túneis em 2015. Veja #BBCCurtas pic.twitter.com/iI5OsL6sqr
— BBC News Brasil (@bbcbrasil) October 14, 2023
Muitos dos túneis estão a até 30 metros de profundidade e têm entradas localizadas dentro de edifícios residenciais, colocando civis sob risco de ataques aéreos.
Acredita-se também que os reféns tomados pelo Hamas no ataque a Israel no dia 7 possam estar escondidos em túneis como esses.
Fonte: BBC News Brasil.