A Taurus (TASA4) prepara o lançamento de uma arma com nióbio em sua composição, anunciou a empresa nesta terça (10).
Segundo a companhia gaúcha, o equipamento está em “fase avançada de desenvolvimento” e terá o material, abundante no Brasil, em sua composição. A nova arma será direcionada ao público militar e policial do país e do mundo.
Entre as vantagens de seu uso em armas, o nióbio forma “uma camada protetora na superfície, evitando que o metal sofra oxidação”, segundo a Taurus. A empresa diz ainda que o material é altamente resistente à corrosão.
Taurus estuda usar nióbio em metal injetado
A Taurus afirma que está estudando a inclusão do nióbio na produção de peças com MIM (Metal Injection Molding), tecnologia de metal injetado.
Segundo a empresa, o material deverá “garantir maior resistência e durabilidade” às partes. O MIM é utilizado por vários fabricantes de armas e, de acordo com a Taurus, traz vantagem sobre processos comuns, como microfusão e usinagem.
“O atual processo une a resistência mecânica dos metais com a versatilidade de forma dos polímeros, a partir da injeção dos componentes, com posterior processo térmico de remoção dos polímeros e sinterização”, afirma a empresa.
MoneyTimes