A Comissão Europeia notificou o TikToknesta quinta-feira (12) pela circulação de “propaganda terrorista” na rede social, pedindo a empresa a remoção desse tipo de conteúdo em até 24 horas. A preocupação da comissão é o acesso de menores de idade à plataforma chinesa de vídeos curtos.
A carta foi enviada diretamente pelo comissário Thierry Breton, responsável pelo monitoramento das empresas digitais na União Europeia (UE), ao presidente do TikTok, Shou Zi Chew. Breton ressaltou a importância de diferenciar fontes confiáveis de conteúdo de “propaganda terrorista”, especialmente considerando que muitos usuários, incluindo menores de idade, utilizam a plataforma como fonte de notícias.
Thierry Breton destacou a “obrigação especial” que acredita que o TikTok tem em proteger crianças e adolescentes dos “conteúdos violentos que retratam a tomada de reféns e outros vídeos gráficos” que supostamente circulam na plataforma. Ele se referiu aos cidadãos israelenses capturados pelo grupo terrorista Hamas.
O Antagonista