Recentemente o IGN Brasil trouxe a construção do maior arranha-céu do mundo, mas desta vez estamos falando do maior edifício no quesito área e volume, ou seja, ele não é alto, mas extremamente amplo. Se trata de uma indústria com 30 mil funcionários voltada para um objetivo: construir aviões.
O maior edifício do mundo
O Boeing Everett é o maior edifício do mundo com 13.385.378 metros cúbicos. Uma extensão absurda que se destaca entre todas as estruturas do planeta. Atualmente conta com cerca de 30.000 funcionários. Existem outras construções bem mais altas, mas nenhuma tão massiva em área e volume.
Se trata de uma monstruosidade industrial que tem um único foco: construir aviões. No caso, aviões Boeing. a empresa aeroespacial americana tem uma longa história de projeto e construção de algumas das aeronaves comerciais mais icônicas e avançadas de todos os tempos, incluindo o lendário Boeing 737.
Ele é especial porque o edifício foi construído especialmente para o avião. A empresa estava arriscando sua reputação e muito investimento no projeto, que modernizou a produção de outros modelos.
Boeing assumiu um grande risco
“Foi um pedido surpreendente, dado o custo para desenvolver o 707”, contou o empresário Richard Branson em uma coluna da revista Time de 1997 sobre os padrões comerciais peculiares de Trippe. De acordo com o fundador da Virgin Galactic, Trippe disse: “Se você construir, eu compro”. E Allen respondeu: “Se você comprar, eu construirei”.
A empresa acabou fechando um contrato de US$ 525 milhões da Pan Am para construir 25 Boeing 747. Em 1966 a fabricante adquiriu cerca de 320 hectares de uma área que já era operada pelo Exército dos Estados Unidos há muitos anos. A fábrica foi inaugurada em 1967 e, apenas quatro meses depois, começaram a chegar os primeiros trabalhadores.