A alta do preço dos combustíveis tirou o sono dos brasileiros nos últimos meses e tornou atraente a opção por um veículo de menor potência mas que reduz a frequência de visitas aos postos. A autonomia dos populares varia de acordo com o combustível escolhido e a via de circulação.
Chevrolet Onix Plus
O sedan é o modelo disponível no mercado que mais roda com 1 litro de combustível nas estradas, mas perde autonomia ao ser o escolhido para circular na cidade.
Cidade: 9,6 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina)
Estrada: 12,5 km/l (etanol) e 17,6 km/l (gasolina)
Chevrolet Onix
A versão hatch do líder de rendimento nas estradas também tem bom desempenho nas rodovias e só não perde para o sedan ao rodar na cidade abastecido com gasolina.
Cidade: 9,5 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina)
Estrada: 12 km/l (etanol) e 16,6 km/l (gasolina)
Peugeot 208 Like
O modelo aparece no pódio em todas as bases de comparação com o uso do etanol ou da gasolina, com destaque para os motoristas que preferem o bicombustível e rodam na cidade.
Cidade: 10,4 km/l (etanol) e 14,7 km/l (gasolina)
Estrada: 11,3 km/l (etanol) e 16,6 km/l (gasolina)
Renault Kwid
Melhor opção para quem costuma rodar na cidade com etanol, o modelo da montadora francesa figura na segunda colocação para aqueles que optam pela gasolina.
Cidade: 10,8 km/l (etanol) e 15,3 km/l (gasolina)
Estrada: 11 km/l (etanol) e 15,7 km/l (gasolina)
Fiat Argo Drive
O hatch aparece na relação do Inmetro com uma posição intermediária entre os mais econômicos em todas as bases de comparação disponíveis.
Cidade: 9,8 km/l (etanol) e 14,1 km/l (gasolina)
Estrada: 11 km/l (etanol) e 15,8 km/l (gasolina)
Fiat Mobi Easy
O carro 0-km mais barato disponível no Brasil também aparece como uma boa opção para os motoristas que desejam economizar com abastecimento.
Cidade: 9,8 km/l (etanol) e 14,2 km/l (gasolina)
Estrada: 11 km/l (etanol) e 15,5 km/l (gasolina)
Volkswagen Gol
O veículo é outro entre os hatches que aparece como alternativa para aqueles que querem reduzir a frequência de ida aos postos, ainda que ocupe as últimas colocações entre os mais econômicos.
Cidade: 9,4 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina)
Estrada: 10,7 km/l (etanol) e 15,2 km/l (gasolina)
Hyundai HB20 Platinum
Hatch compacto mais vendido do Brasil em 2020, o veículo perde para os concorrentes da mesma categoria quando o critério é a economia de combustível.
Cidade: 9,5 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina)
Estrada: 10,9 km/l (etanol) e 15,6 km/l (gasolina)
Volkswagen Voyage
O modelo derivado do Gol é outro dos carros da montadora alemã com destaque na lista dos veículos mais econômicos disponíveis no Brasil.
Cidade: 9,5 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina)
Estrada: 10,9 km/l (etanol) e 15,6 km/l (gasolina)
Renault Logan
De volta aos modelos da montadora francesa, o veículo é aquele que menos gasta ao ser abastecido com gasolina para circular no trânsito da cidade.
Cidade: 9,6 km/l (etanol) e 16,6 km/l (gasolina)
Estrada: 9,8 km/l (etanol) e 14,4 km/l (gasolina)
Renault Sandero
O carro é outro hatch compacto europeu econômico da lista daqueles que têm um maior rendimento entre os veículos da marca, apesar do bom desempenho para rodar na cidade.
Cidade: 10 km/l (etanol) e 13,9 km/l (gasolina)
Estrada: 10,2 km/l (etanol) e 14,7 km/l (gasolina)
Volkswagen Polo
A versão mais básica do veículo é aquela que compete facilmente com outros veículos quando o assunto é economia de combustível, segundo o Inmetro.
Cidade: 9,5 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina)
Estrada: 10,9 km/l (etanol) e 15,5 km/l (gasolina)
Créditos: Portal R7.